25 abril 2012

UM LONGO CAMINHO PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO FUTEBOL NA CHINA


O desenvolvimento do futebol chinês está sempre no foco da comunidade nacional, especialmente a profissionalização da liga de futebol do país. Associação Chinesa de Futebol (CFA) realizou uma reunião para discutir sobre o estabelecimento de uma Comissão da Liga. O vice-presidente da CFA, Wei Di, explicou que a entidade e o Centro de Administração de Futebol não serão mais responsáveis por operar a liga profissional de futebol, mas agirão como orientadores e gestores. Ou seja, a CFA vai apenas desempenhar o papel de administrador da indústria, mas não operador. Wei Di apontou que isto é só um início. A substituição da CFA pela Comissão da Liga é um passo indispensável para o desenvolvimento do futebol chinês.

Em entrevista, Wei Di ressaltou que durante um longo prazo, as decisões relacionadas ao futebol foram feitas por uma minoria que é leiga neste esporte. O futebol profissional foi administrado com ordens executivas. Isto é seriamente incompatível com o desenvolvimento do futebol moderno.

"Antes, todas as decisões tinham de ser tomadas pela CFA. Ou seja, tenho que assinar todas decisões para que sejam aplicadas. Nós ainda não mudamos a maneira que aplicamos ordens executivas na administração de futebol, e esta maneira não respeita os jogadores e o esporte."

O problema central do futebol profissional chinês a ser resolvido é a construção de um mecanismo consistente dos jogadores e dos times da liga. Ao mesmo tempo, a CFA apenas faz o que precisa e deve fazer, e não se envolve na operação prática da liga.

"Em primeiro lugar, a gestão. Segundo, a administração, garantindo que não surgirão mais problemas como jogo arranjado, combinação de resultado e juiz comprado. Terceiro, garantia política. Ao final, o serviço. Isso é pelo que a CFA deve ser responsável e fazer bem."

A CFA já fez regras detalhadas para a criação de um mecanismo de auto-regulação através de conversações e comunicações dentro do sistema profissional de futebol. A entidade, assim, abre mão de operar a liga desta maneira, disse Wei Di. Após a divulgação de medidas da CFA, muitas pessoas questionaram que a associação e o Centro de Administração de Futebol são uma mesma coisa com dois nomes. Falando sobre isso, Wei Di apontou que a separação entre os dois departamentos é indispensável.

"O Centro de Administração de Futebol faz parte da Administração Estatal de Esportes da China. Já a CFA, de fato, é uma sociedade, realizando gestão de futebol, independentemente de seguir a lei esportiva ou ter autorização da FIFA. Agora, nós estamos discutindo a separação destes dois blocos. Desejamos concretizar a separação neste ano, quando a CFA terá eleição."

Segundo Wei Di, o futebol chinês precisa com urgência formar alguns Conselhos profissionais consistentes de especialistas de todas as áreas. A meta da CFA é reforçar estes grupos e deixá-los como executores das decisões relacionadas ao futebol. No entanto, Wei Di confessou que ainda há um longo caminho para alcançar esta meta.


Extraído do sítio CRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário