08 maio 2012

FÁBIO BARBOSA COM UM PÉ FORA DO GRUPO ABRIL



Rumor de demissão do Presidente do Grupo Abril circula entre empresários. Procurada pelo 247, assessoria de imprensa da editora da revista Veja não fez desmentido.  Manifestantes tomem frente do novo Edifício Abril para protestar contra postura de não dar explicações sobre relações da revista com Carlinhos Cachoeira.

247 – Agastado com o posicionamento do Grupo Abril frente as relações da revista Veja com o contraventor Carlinhos Cachoeira, o presidente executivo Fabio Barbosa já comunicou a amigos empresários a sua decisão de se afastar do cargo. Ex-Santander e Real, ele assumiu o comando da Abril em agosto do ano passado, numa contratação saudada pelo mercado como um choque de ética dentro da corporação. A gota d’água para a decisão de Barbosa de deixar o Grupo teria sido a reportagem veiculada pela Rede Record, no programa Domingo Espetacular, com grampos em que Cachoeira e o ex-diretor da Delta Engenharia, Claudio Abreu, dialogavam sobre o modo pelo qual manipulavam as informações levadas até o jornalista Policarpo Junior e comemoravam a maneira pela qual ele as aproveitava.

A reportagem do Domingo Espetacular irritou especialmente o governo, que se sentiu ludibriado pela maneira pela qual a revista apresentou a reportagem que levou à demissão da cúpula do Ministério dos Transportes, no ano passado. Fontes do Palácio do Planalto alegaram que, se soubessem que a fonte das denúncias era uma das partes interessadas no rompimento dos contratos – no caso, a Delta Engenharia e o próprio Cachoeira --, a solução adotada pela presidente Dilma Rousseff poderia ter sido outra ou, ao menos, com outro timming. Essas críticas foram transmitidas a Barbosa, o que somou para a sua decisão de pedir afastamento do cargo. Ele não encontrou respaldo no presidente do Conselho de Administração da Abril, Roberto Civita, para fazer Veja deixar de se omitir no caso e publicar uma posição formal sobre os fatos que estão desgastando a imagem da publicação junto aos leitores. Nesta terça-feira 8, um grupo de manifestante aglomerou-se diante do NEA – o Novo Edifício Abril --, em São Paulo, para protestar contra a posição da publicação de negar-se a prestar esclarecimentos públicos sonbre o relacionamento com Carlinhos Cachoeira.

Barbosa igualmente não teria ficado satisfeito com a reengenharia praticada, na direção de Veja, pelo diretor de redação Eurípedes Alcântara, no final do ano passado. Depois de demitir, por carta, em e-mail em endereçado à redação, o editor-chefe Mario Sabino, Alcântara teria concordado com as ponderações de Barbosa de agregar o atual correspondente da revista em Nova York, André Petry, à redação em São Paulo, no posto de editor-chefe. O acordo, porém, não foi cumprido pelo jornalista, que resolveu pulverizar o poder do segundo cargo mais importante da publicação, ao nomear três redatores-chefes, entre eles Policarpo Junior. A postura do presidente do Conselho de Administração da Abril, Roberto Civita, de aceitar esses movimentos sem impor uma ordem mais firme, igualmente ajudou Barbosa a entender que ele, advindo de bancos nos quais a disciplina funcional é rígida, estaria no lugar errado, na hora errada. Procurada por 247 às 13h50, a assessoria de imprensa da área institucional do Grupo Abril, agência Linhas, não desmentiu nem confirmou a informação do afastamento, contribuindo para o aumento dos rumores neste sentido.


Extraído do sítio Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário