21 maio 2012

FIFA CELEBRA 108º ANIVERSÁRIO

© Getty Images

A Fédération Internationale de Football Association (FIFA) faz aniversário nesta segunda-feira, 21 de maio. A entidade máxima do futebol mundial completa hoje o seu 108º ano de história.

A FIFA foi fundada em 21 de maio de 1994 com o objetivo de organizar e regular o esporte mais popular do planeta, uma visão cristalizada pela assinatura da ata de fundação em Paris por representantes da Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. Dois dias depois, o primeiro Congresso da FIFA, que terá a sua 62ª edição nesta semana em Budapeste, elegeu o francês Robert Guerin como o primeiro presidente da entidade.

Em constante crescimento e com instalações de primeira qualidade, a FIFA hoje tem sede na rua que leva o seu nome na cidade suíça de Zurique. Anteriormente, teve como casa a capital francesa e Sonnenberg, também na suíça.

O atual presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, escolheu 2012 para ser um ano de reformas, com o planejamento de importantes mudanças com relação à governança e à transparência. Por um lado, a reunião do Comitê Executivo da FIFA e o Congresso da FIFA na Hungria darão mais um passo no caminho da reforma. Por outro, cada uma das 208 federações afiliadas tem hoje pelo menos um representante em um Comitê da FIFA. Além disso, a FIFA planeja nomear uma mulher para o Comitê Executivo, o que depende apenas de uma aprovação formal.

Em campo, a FIFA permanece dedicada a apoiar o esporte em todos os níveis e organizará competições de vários tipos no mundo todo em 2012, como os Torneios Olímpicos de Futebol Feminino e Masculino, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, a Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA e a Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA.


Extraído do sítio FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário