20 junho 2012

ERUNDINA DESISTE DE SER CANDIDATA A VICE DE HADDAD EM SÃO PAULO - Piero Locatelli

Haddad ao fundo, Lula e Maluf na casa do deputado federal, nesta segunda-feira 18. Foto: Rodrigo Coca/Fotoarena/Folhapress
A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), anunciada na semana passada como candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Fernando Haddad (PT), desistiu de participar da disputa. A decisão foi tomada nesta terça-feira 19 após reunião, em Brasília, entre Erundina e integrantes da cúpula do PSB. Também ficou certo que o PSB não vai mais indicar o candidato a vice na chapa de Haddad.

“O PSB continua na composição da chapa junto com o PT, mas infelizmente a deputada Luiza Erundina desistiu da candidatura”, declarou o presidente da legenda, Eduardo Campos. “O PSB abre mão de indicar o vice na chapa. Quem vai decidir agora é Fernando Haddad e o PT.”

Em evento no fim da tarde na zona leste da capital paulista, Haddad lamentou a decisão de Erundina e negou que arrependimento pela aliança com Maluf. “Ninguém queria que isso acontecesse (a saída do PSB como vice). Da minha parte, agi com total transparência, sem nenhum tipo de constrangimento”, declarou.

É possível que este cargo fique com o PCdoB, mas, de acordo com o presidente nacional da legenda, Renato Rabelo, nenhum convite oficial foi feito. “O PCdoB ainda não decidiu se vai fechar aliança com o PT nas eleições municipais, portanto não faz sentido falar em indicação de vice”. O PCdoB ainda mantém a pré-candidatura de Netinho de Paula, embora o partido continue a negociar tanto com o PT quanto com o PMDB de Gabriel Chalita.

A decisão foi tomada por Erundina depois que o PP, de seu antigo rival Paulo Maluf, confirmou apoio à candidatura de Haddad. A aliança foi anunciada com pompa na casa de Maluf, em cerimônia que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A posição de Erundina causou polêmica na segunda-feira 18. Em entrevista publicada pelo site do jornal O Globo no início da noite de segunda, Erundina deu a entender que estava fora da campanha de Haddad pois não aceitava a aliança com Maluf. Na entrevista, a deputada disse que a situação era muito constrangedora. “Vou conversar com o meu partido. Meu partido tem outros nomes, não tem problema nenhum. Mas eu não aceito”.

Na manhã desta terça-feira, a rádio Brasil Atual publicou entrevista com Erundina na qual ela dizia uma outra coisa. Erundina lamentava a aliança com Maluf, mas dizia que a candidatura estava confirmada. “Não sou de recuar. Vou manter a decisão, porque é uma decisão partidária. Vou me empenhar e fazer o melhor que puder para dar minha contribuição, mas vou procurar demarcar campos. De um lado está o seu Maluf; de outro lado estaremos nós e os setores da sociedade que não concordam, ao meu ver, com essa aliança”, disse Erundina.

Com a entrevista à rádio, ficou a impressão de que Erundina havia, durante a noite, modificado sua posição. Nesta terça, a rádio Brasil Atual esclareceu que a entrevista de Erundina, na verdade, foi ao ar ao vivo às 16 horas de segunda-feira (e reproduzida na manhã desta terça), portanto antes de ela falar ao jornal O Globo. Assim, prevalecia a última posição de Erundina, aquela dada ao jornal O Globo, de que não queria mais ser candidata ao lado de Haddad.

A postura de Erundina nesta semana causou estranheza. Na semana passada, ela aceitou sua candidatura a vice quando já se tinha conhecimento da possibilidade de aliança entre o PP e o PT. Na ocasião, ela disse que Maluf não pautaria o projeto político da coligação. “Ele não é prefeito nem vice-prefeito. Quem vai governar conosco é o povo”.

Líderes do PT e do PSB dizem que as declarações de Erundina foram uma surpresa e que ela não falou diretamente aos partidos sobre a sua posição. Em entrevista à Band na noite de ontem, Haddad disse que ainda não havia falado com ela e a procuraria para mantê-la na chapa.

Extraído do sítio CartaCapital

Nenhum comentário:

Postar um comentário