05 junho 2012

ESFORÇO DA IMPRENSA É, TAMBÉM, PARA AJUDAR TUCANOS NA CPI - José Dirceu

Há um esforço desesperado dos jornalões de atacar a figura do ex-presidente Lula, já entrando no clima das eleições quando ainda faltam meses para o início da campanha oficial.

O articulista e membro da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, abriu seu artigo em O Globo deste domingo (ontem) acusando o presidente Lula de "estar desestabilizado emocionalmente" e de se esmerar "nos últimos dias em explicitar uma truculência política que antes era dissimulada em público ou maquiada".

A contribuição da Folha de S.Paulo também não se fez esperar: centrou a cobertura do Encontro do PT em que foi lançada a candidatura Haddad, no sábado, na ausência da ex-prefeita e senadora Marta Suplicy (PT-SP). A matéria não é sobre o lançamento da candidatura. É sobre a ausência da senadora.

O esforço permanente para jogar a presidenta Dilma contra Lula

Lula e Dilma

Por que atacar com tanta insistência o ex-presidente? Por que continuam todos nessa linha de contrapor, intrigar, fingir aprovação ao governo Dilma - que também não aprovam -, criar divergência entre a presidenta e seu antecessor?

A explicação, como eu disse a vocês, está nas pesquisas sobre a eleição nas pequenas, médias e grandes cidades de todo esse Brasil, unânimes em apontar a força político-eleitoral do ex-presidente. Como uma que saiu no fim de semana, por exemplo, sobre a eleição em Campinas, maior cidade paulista depois da capital. Título de manchete na mídia campineira: “Pesquisa aponta que 37,5% dos eleitores “muito provavelme​nte” atenderiam pedido do ex-preside​nte por um dos candidatos”.

Isso mudaria totalmente o cenário da eleição local. O mesmo pode acontecer com o quadro em São Paulo. A última pesquisa a respeito apontou que nada menos que 48% do eleitorado paulistano pode votar num candidato indicado ou apoiado pelo ex-chefe do governo.

Centram baterias contra ex-presidente e poupam DEM-PSDB na CPI

Está aí a explicação para o recrudescimento do ódio midiático contra o presidente Lula. O fato incontestável aferido pelas pesquisas e comprovado pelo incômodo da imprensa é que o ex-presidente conta, é a força eleitoral predominante neste pleito.

Atacam-no pelo medo do seu papel nas eleições, ao mesmo tempo em que poupam o DEM e o PSDB nos malfeitos dos dois e atacam a CPI do Cachoeira. Até procuram dirigi-la, para ajudar o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e os demais tucanos que, segundo as denúncias, estão envolvidos até o pescoço no esquema Carlos Cachoeira. Querem evitar o pior para eles. O que, ao que tudo indica, será impossível.


Extraído do Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário