08 junho 2012

HOLLANDE ALERTA PARA "RISCO DE FRACASSO" DA RIO+20

Presidente francês, François Hollande, chega a fórum nesta sexta-feira. (REUTERS/Remy de la Mauviniere/Pool)

O presidente François Hollande afirmou nesta sexta-feira em Paris que há "um risco de fracasso" da conferência de Desenvolvimento Sustentável Rio+20, devido a outras "urgências", como a crise econômica e a situação na Síria. O líder francês vai comparecer ao evento, que acontece no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho. Ele discursou na abertura de um fórum para preparar a participação francesa na Rio+20.

A conferência do Rio "será difícil, nós sabemos que há riscos, o risco de palavras pronunciadas que não se transformarão em atos, o risco da divisão entre países desenvolvidos, países emergentes, países pobres, o risco de fracasso porque pode haver outras urgências", enfatizou François Hollande.

O chefe de Estado pronunciou um discurso na abertura do fórum do clube France Rio+20, que reúne políticos, líderes associativos, empresários, ONGs e sindicatos para preparar a participação francesa na conferência.

"O mundo está hoje voltado para a crise econômica, a crise da finança, está preocupado com uma série de conflitos, como o da Síria", que faz com que "nos esqueçamos facilmente do que no entanto é uma grande urgência, o meio ambiente", alertou François Hollande.

Segundo ele, "o fracasso pode ser o resultado de uma forma de desenvoltura, de indiferença, de leveza, da tentação cômoda de ignorar os perigos, e no entanto eles estão aí: há uma crise da biosfera", insistiu o presidente francês.


Extraído do sítio RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário