30 junho 2012

MERCOSUL SUSPENDE PARAGUAI E INCORPORA VENEZUELA


Entrada da Venezuela vinha sendo bloqueada pelo Congresso paraguaio, que não ratificou decisão tomada já em 2006. Novo presidente paraguaio garante que eleições serão em abril de 2013.

O Mercosul decidiu, nesta sexta-feira (29/06), suspender o Paraguai do bloco até que sejam realizadas novas eleições no país. Por outro lado, incorporou a Venezuela como membro pleno. A informação foi divulgada pela presidente da Argentina, Cristina Fernández, anfitriã do encontro de cúpula realizado em Mendoza.

Os chefes de Estado e de governo do bloco convocaram uma reunião extraordinária para a admissão da Venezuela em 31 de julho próximo, no Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, foi decidida a suspensão do Paraguai do "direito de participar dos órgãos do Mercosul e suas deliberações", até a "restauração da ordem democrática" naquele país. "De modo algum serão aplicadas sanções econômicas [ao Paraguai] porque nosso objetivo é a melhor qualidade dos povos do Mercosul", garantiu a presidente da Argentina.

No encerramento da cúpula, Cristina Fernández anunciou também a criação de uma comissão para supervisionar o processo eleitoral no Paraguai. "Esta comissão terá membros de cada um dos países da Unasul", adiantou. O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, assegurou que as eleições serão realizadas em abril do próximo ano.

A presidente argentina antecipou que "o Mercosul e a Unasul irão aceitar a vontade do povo paraguaio nas eleições, seja qual for o resultado".

A Venezuela, quinto maior exportador de petróleo bruto e membro da Opep, é governada pelo presidente socialista Hugo Chávez. O ingresso da Venezuela como membro pleno do Mercosul foi decidido em nível político em 2006. Sua entrada no bloco, formado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, não se concretizou porque não foi ratificada pelo Congresso paraguaio.


Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário