17 julho 2012

ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO NA FIFA CONTINUAM - Taras Kostyuk

Foto: RIA Novosti 
O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, disse que o seu antecessor, o brasileiro João Havelange, tem que deixar o cargo de presidente honorário da organização, que ocupa desde 1998.

Nesta semana foram publicados os resultados das investigações do caso de corrupção na FIFA relacionada coma companhia ISL. De acordo com estes dados, de 1992 a 1997 - João Havelange e o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol Ricardo Teixeira receberam um total de 14,5 milhões de dólares de subornos da empresa ISL, em troca de contratos lucrativos para transmitir a Copa do Mundo. João Havelange foi presidente da FIFA de 1974-1998 e, após deixar seu posto, se tornou presidente honorário da organização. Joseph Blatter em entrevista à imprensa suíça declarou não estar envolvido nesse negócio corrupto e pediu o afastamento de Havelange, que atualmente tem 96 anos de idade. O presidente do Sindicato de Jogadores e Treinadores de Futebol da Rússia, Vladimir Leonchenko, comentou as declarações de Blatter:

"Eu acho que esta declaração de Joseph Blatter está relacionada com o fato de a FIFA querer mostrar que está lutando ativamente contra a corrupção dentro de casa. Recordamos-nos muito bem que, depois de terem sido declarados os países vencedores para sediar o campeonato mundial em 2018 e 2022 existiam um monte de informações negativas sobre os membros do Conselho, houve demissões. Existe até um movimento como Transparência na FIFA, que está lutando pela pureza da organização. E eu acho que essas declarações de Blatter estão relacionadas com o fato de mostrar que a FIFA está realmente lutando contra a corrupção na sua organização."

Note-se que em Dezembro de 2011 João Havelange deixou outra organização esportiva - o Comitê Olímpico Internacional, onde estava desde 1963. Acredita-se que a razão desta decisão tenham sido as alegações de corrupção enquanto trabalhava na FIFA.


Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário