09 julho 2012

PARAGUAI: CONFIRMADA DENÚNCIA DE CHÁVEZ SOBRE SENADORES CORRUPTOS



Assunção, 9 jul (Prensa Latina) -  As declarações de um jornalista brasileiro, amplamente divulgadas aqui, confirmaram a denúncia do presidente Hugo Chávez sobre senadores paraguaios cobrando dinheiro para aprovar a entrada da Venezuela ao Mercosul.

Kennedy Alencar, colunista da rede Globo do Brasil, apoiou o que foi dito pelo mandatário venezuelano e identificou como um desses legisladores a Lino Oviedo, chefe do partido Unacé, colaborador na destituição do presidente Fernando Lugo.

O senado paraguaio, de acordo com fortes interesses econômicos nacionais e estrangeiros e outros partidos tradicionais de direita, tinha impedido a entrada da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), apesar de contar Caracas com a aprovação dos demais membros da organização.

Para isso, a direita paraguaia usou um artigo do regulamento do Mercosul, no qual consta que a entrada ao bloco deve ser aprovado pelos parlamentos de todos os Estados membros.

Oviedo, segundo as manifestações de Alencar, esteve muito ativo na petição de 12 milhões de dólares exigidos à Venezuela, junto a outros parlamentares paraguaios, para autorizar a entrada da Venezuela ao Mercosul.

Alencar indicou que certos elementos desta atitude de Oviedo e outros senadores corruptos cruzaram a fronteira e chegaram a fontes do Itamarati, a chancelaria brasileira.

Os comentários surgidos na imprensa depois desta confirmação da denúncia de Chávez fizeram que organizações políticas lembrassem escândalos passados protagonizados pelos congressistas, por razões como cobrança de dinheiro para mudar ou aprovar leis.

De todas formas, a acusação de Chávez, que disse ter em sua poder provas sobre o expressado, bem como a declaração do jornalista brasileiro, impactaram os meios de difusão e quase nem foram desmentidas pelos senadores dos partidos tradicionais.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário