29 agosto 2012

CAMPANHA MAL COMEÇOU, MAS SERRA JÁ DÁ SINAIS DE BAIXARIA - Helena Sthephanowitz

A propaganda eleitoral no rádio mal começou e a campanha de José Serra (PSDB-SP) já partiu para a baixaria, no estilo adotado nas eleições de 2010.

Em vez de apresentar suas propostas, mensagens veiculadas no programa eleitoral tucano são ao mesmo tempo uma mentira e uma agressão. Eis o trecho:

"Tem um candidato prometendo um bilhete mensal, o bilhete mensaleiro, só que é mais caro e não vale nem para trem nem para metrô ... Pois é, com esse bilhete você paga até quando está dormindo. Tem que ficar esperto. Esse cara é o mesmo que criou a taxa do lixo e agora quer criar a taxa do busão mensaleiro."

O termo "mensaleiro" é uma tentativa desesperada de transformar o julgamento do chamado "mensalão" em tema de campanha, apesar nada ter a ver com a campanha municipal, e muito menos com Haddad, que nunca teve nada a ver com os acontecimentos de 2005. O desespero de Serra deve ser para abafar a convocação de Paulo Preto na CPI do Cachoeira e a Privataria Tucana.

Haddad creditou a baixaria ao desespero do tucano. "Eu já havia sido alertado, até pela presidente Dilma Rousseff, que a candidatura do José Serra assumiria essa feição, como assumiu em 2010, com esse tipo de ataque desmedido. Nós estamos preparados para defender as nossas propostas sem ataques pessoais. Isso revela um certo descontrole. Em vez de apresentar propostas para o transporte público, tenta desinformar a população", acusou.

Haddad, bem humorado, provocou Serra, dizendo que "até uma criança entende" o bilhete único mensal, pois manterá o bilhete atual e criará uma opção de outro bilhete com viagens ilimitadas durante um mês. É claro que cada cidadão comprará a opção que for mais vantajosa para seu caso.

"A nossa proposta está em vigor no mundo desenvolvido e nós queremos introduzir esse critério aqui. É um ataque completamente desarrazoado que, na minha opinião, subestima a capacidade do eleitor de compreender a proposta e julgar a conveniência de sua adoção", afirmou Haddad. Questionado sobre a inauguração da campanha de baixarias, Serra pipocou: "Não ouvi o rádio. Não ouvi", disse.

O que José Serra em nenhum momento esclarece é que a adoção da modalidade mensal do bilhete, de acordo com a proposta petista, não é compulsória. Quem preferir adquirir créditos em separado ou pagar diariamente pelo transporte, tal como é hoje, poderá continuar a fazê-lo.

Serra é líder nas pesquisas...de rejeição

Ainda é cedo para começar a se definir o vencedor da eleição para prefeito deste ano, mas os resultados das últimas pesquisas já colocaram os tucanos e seus aliados em estado de alerta. Mais do que isso: em pânico. Eles não imaginavam uma mudança tão rápida no cenário eleitoral, com Haddad crescendo e Serra perigando ficar de fora do segundo turno.

José Serra está desesperado, ora chama Haddad para o debate, ora ataca Haddad. Serra não tem proposta, não tem programa de governo. Prefere seguir a "lei Regina Duarte", a do medo. Mas, esquece que, diferentemente de outras épocas eleitorais, em que os cidadãos contavam apenas com notícias da imprensa tucana, agora o povo pode contar com a internet e os blogs para desmascarar suas mentiras.

Extraído do sítio Revista Brasil Atual

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