09 agosto 2012

NOVA PESQUISA REAFIRMA TENDÊNCIA DE VITÓRIA DE HUGO CHÁVEZ


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, seria reeleito para governar o país durante os próximos seis anos se as eleições se efetuassem neste mês, assinala a pesquisa mais recente feita pelo Grupo de Investigaciones Sociales Siglo XXI (GIS XXI).

Em uma entrevista coletiva dada nesta quarta-feira (8) o diretor da empresa, Jesse Chacón, revelou os resultados de uma pesquisa sobre o primeiro mês de campanha eleitoral, realizado de 26 de julho a 2 de agosto passado, a partir de entrevistas em um universo de 2,5 mil pessoas.

De acordo com os resultados dessa pesquisa, o presidente venceria as eleições presidenciais de 7 de outubro com 56% dos votos, enquanto que seu adversário principal, Henrique Capriles Radonski, seria a escolha de 29% dos eleitores.

À pergunta de por quem votaria, 11% dos entrevistados disseram não saber ainda ou não quiseram responder, enquanto 4% afirmou que não irá às urnas para exercer seu direito de voto.

O GIS XXI vaticina que 75% a 80% dos 18.903.143 venezuelanos regularmente inscritos participarão das eleições, o que é uma das razões pelas quais Chacón considera que a porcentagem de indecisos não influenciará nos resultados a favor de um ou de outro candidato.

O diretor da empresa de consultoria agrega também a essa tese a vantagem de 27 pontos percentuais a favor de Chávez, demonstrada pela pesquisa.

Indagado pela Prensa Latina sobre a influência nos resultados das realizações do governo em relação à classe média, Chacón explicou que, seguramente, essa camada da população votará em sua maioria pela reeleição do presidente, já que foi graças à política social do governo que muito pobres passaram a formar parte dessa camada social.

Por outro lado, citou que as propostas vagas do candidato da oposição são obstáculos, pois ao revelar certos detalhes de seu programa correria o risco de perder a preferência de uma parte de seus potenciais eleitores.

"É um candidato de direita que foi orientado pelo seu comando de campanha a formular propostas originárias da esquerda", disse Chacón, afirmando também que na Venezuela de hoje "é impossível ganhar uma eleição com um discurso de direita".

Extraído do sitio Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário