03 agosto 2012

SE FOSSE CANDIDATO, LULA TERIA 70% DAS INTENÇÕES DE VOTO, DIZ CNT/SENSUS - Erich Decat

Se as eleições presidenciais de 2014 fossem hoje, o ex-presidente Lula tem 69,8% das intenções de votos segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta sexta-feira (3).

Em segundo lugar na pesquisa aparece o senador Aécio Neves (PSDB-MG) com 11,9% das intenções de votos seguido do governado de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 3,2%.

Num primeiro cenário apresentado pela pesquisa aos entrevistados apenas os nomes dos três foram postos como possíveis candidatos. Entre aqueles que não responderam ou que não votaria em nenhum dos três estão 15,2% dos entrevistados.

Aprovação do governo Dilma cresce e chega 56,6%, diz CNT/Sensus

Num segundo cenário em que o nome de Lula é trocado pela atual presidente Dilma, ela também vence os outros dois possíveis concorrentes.

De acordo com a pesquisa, Dilma teria 59% dos votos contra 14,8% de Aécio e 6,5% de Eduardo Campos. Não souberam responder ou não votaria em nenhum dos três 19,7% dos entrevistados.

Se a disputa fosse apenas entre Dilma e Aécio, os números também são favoráveis à petista. Ela teria 63,8% contra 21,5% do tucano. Não souberam responder ou votariam branco/nulo 14,6% dos entrevistados

Quando trocado o nome de Dilma por de Lula, a vantagem sobre Aécio numa possível disputa pela presidência aumenta. O petista teria 73,4% contra 15,2% do tucano. Não souberam responder ou votariam branco/nulo 11,4% dos entrevistados.

No cenário em que a disputa seria entre Dilma e Eduardo Campos a petista teria 69,1% das intenções de votos contra 12,4% de Campos. Não souberam responder ou votariam branco/nulo 18,6% dos entrevistados.

Se a disputa fosse com Lula a distância entre Campos também aumento. O ex-presidente teria 76,1% e o governador de Pernambuco 8,7%. Não souberam responder ou votariam branco/nulo 15,2% dos entrevistados.

A pesquisa CNT de Opinião foi feita entre 18 e 22 de julho. Foram entrevistadas 2.000 pessoas, segundo o levantamento.

Extraído do sítio UOL Notícias

5 comentários:

  1. Essa pesquisa tem um erro: não mostra o grau de conhecimento dos eleitores sobre os candidatos. Dilma pode ser conhecida em 100% do Brasil, mas ter 35% por cento de intenção de voto.
    O que não dá pra poder saber é, caso o Aécio se tornar mais conhecido, ele pode crescer, ou não? A pesquisa não mostra o grau de conhecimento, sendo este, um item obrigatório, uma vez que, Aécio pode ser conhecido por 30 pessoas e 28 votarem nele. E Dilma, conhecida por 100 pessoas, ter 35 pessoas que votam nela. Ou seja, se Aécio ficar mais conhecido, ele pode ganhar de Dilma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentário, Ricardo. Como atuas com 'marketing político' em MG (e eu não, mas domino bastante satisfatoriamente Estatística), deves saber q essas pesquisas são apenas um indicativo do nível de aceitação (e conhecimento) doa entrevistados, num dado momento anterior a real eleição. Por isso "se fosse hj a eleição", "se Lula fosse candidato", "se Dilma fosse candidata", "se José Serra deixar Aécio ser candidato"... A partir dessas premissas que foi feita a pesquisa (espero). Se Aécio ficar conhecido (positivamente, claro), deve aparecer em futuras pesquisas, e se obtiver bons índices, com certeza terá muitíssimo destaque na grande mídia nacional que, aliás, não deu nenhuma importância a essa pesquisa. Valeu.

      Excluir
  2. Essas pesquisas são muito tendenciosas e mostram só parte da informação. Não é citado o conhecimento dos eleitores sobre os candidatos, o que beneficia quem está em evidência. Quando o senador Aécio Neves tiver uma maior visibilidade nacional, terá maior porcentagem das intenções de voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentário, Marcela. Discordo quanto ao desconhecimento dos pesquisados sobre o ex-governador de MG. Seu (e do PSDB) "choque de gestão" foi amplamente alardeado pela mídia em todo Brasil sendo, inclusive, amplamente rechaçado aqui no Sul (leia-se Yeda Crusius). Mais conhecido, talvez, diminuam até esses números, não é mesmo?
      Agora entendo perfeitamente pq essa pesquisa foi publicada "escamoteada", sem destaque algum da grande mídia, em plena época da "fogueira do mensalão" e...

      Excluir
    2. Colaborando para uma maior visibilidade nacional de Aécio Neves, http://www.youtube.com/watch?v=BanOdlSRbv0 (Aécio bebum no Cervantes).

      Excluir