06 setembro 2012

DILMA NÃO ESCOLHEU FHC. A QUESTÃO É QUE A OPOSIÇÃO NÃO TEM OUTRA LIDERANÇA NACIONAL - José Dirceu

Está parcialmente correta a maior parte das avaliações dos analistas políticos sobre a resposta dada em nota oficial pela presidenta Dilma Rousseff ao artigo publicado no domingo em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso julgou o governo Lula. No texto FHC, ao mesmo tempo, deu seguimento à estratégia da oposição de tentar estabelecer dissensões entre o ex e a atual presidentes petistas.

Equivocam-se, porém, os analistas que afirmam que a presidenta da República dirigiu a nota ao antecessor tucano porque decidiu elegê-lo como interlocutor na oposição. Analisem comigo. A chefe do governo não o elegeu. Na verdade, ela não tinha escolha. A quem retrucar, na oposição, aos ataques desferidos a ela e a seu governo, a não ser o ex-presidente FHC?

Os que vão por esta linha, de que ela escolheu o ex-presidente, escondem um fato importante: a oposição e os tucanos não têm uma liderança nacional fora FHC. Queiramos ou não - eles e nós - o ex-presidente tucano continua o grande nome deles, a figura central, o símbolo e o grande defensor do ideário neoliberal. Ainda que não seja liderança para entrar em disputa eleitoral, não se disponha mais a ser candidato.

Há meses FHC tenta desconstruir Lula. Aqui e no exterior

Além do mais, o ex-presidente FHC vem há meses nessa tentativa de desconstruir a imagem do ex-presidente Lula e de seus dois governos. Aqui e no exterior. É como disse ontem o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP): "O Fernando Henrique pediu [para levar a resposta que levou]. Estamos em época de eleição e querer descolar a imagem de Dilma da de Lula é desconhecer a relação dos dois. (Com a nota) a presidenta recolocou as coisas no devido lugar".

Então, eu afirmei e insisto: os tucanos não têm uma liderança nacional fora FHC. José Serra, que em nome deles disputou e perdeu duas vezes a Presidência da República, caminha para uma derrota nesta 4ª vez em que disputa a Prefeitura de São Paulo, e para uma possível aposentadoria.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), há dois anos em campanha como presidenciável para 2014 (na verdade, até desde antes de se eleger senador em 2010), com seu comportamento não é levado a sério. Além disso, não emplacou como liderança nacional nem entre os tucanos. Fora de Minas, sua liderança é uma incógnita.

Quem mais de liderança nacional a oposição tem no leque de legendas partidárias que a formam, PSDB-DEM-PPS-PV, etc.? Resta FHC. Daí a resposta da presidenta Dilma a ele. Até para ela marcar nitidamente sua posição e se diferenciar de alguns dos nossos aliados que acenam para o tucanato e para as elites, até com possíveis coligações partidárias e alianças políticas em 2014.

Extraído do Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário