27 janeiro 2013

ONU ALERTA QUE 200 MILHÕES DE PESSOAS ESTARÃO DESEMPREGADAS EM 2013 - Jack Phillips

Candidatos fazem fila numa feira de trabalho em 17 de janeiro de 2013 na cidade de Nova York (Mario Tama/Getty Images)

A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu recentemente que mais 5,1 milhões de pessoas ficarão sem trabalho em 2013, com os jovens sendo o grupo demográfico mais atingido.

No relatório anual “Tendências Mundiais do Emprego 2013″ da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os números mostram que o desemprego mundial está novamente em ascensão, depois de caírem por dois anos consecutivos, refletindo uma desaceleração do crescimento econômico. O número total de pessoas desempregadas no mundo aumentou em 4,2 milhões em 2012 para mais de 197 milhões – uma taxa de desemprego de 5,9% – informou a agência.

Quase 13% dos desempregados tinham idades de 24 ou menos, segundo a agência.

“Muitos dos novos empregos exigem habilidades que os candidatos não têm”, disse Guy Ryder, o diretor-geral da OIT, num comunicado no website da organização. “Os governos devem intensificar esforços para apoiar as competências e as atividades de reciclagem para resolver tais discrepâncias que afetam particularmente os jovens.”

35% de todos os jovens desempregados estavam sem trabalho há seis meses ou mais em economias avançadas, um crescimento de 6,5% desde 2007, segundo a OIT.

“Muitos jovens atualmente experimentam desemprego de longo prazo desde que entram no mercado de trabalho”, disse Ryder à CNN. “Quando isso ocorre no início da carreira de uma pessoa, pode causar danos significativos a sua perspectiva de emprego em longo prazo.”

Cerca de um quarto do aumento da taxa de desemprego mundial foi encontrado em economias avançadas, afirma o relatório da OIT. Os outros três quartos do aumento foram devido a “repercussões” em outras regiões, ou seja, na Ásia Oriental, Sul da Ásia e África Subsaariana, informou a OIT.

“Uma perspectiva de incerteza econômica e uma política inadequada para lidar com a situação enfraqueceram a demanda agregada, retendo o investimento e gerando contratação”, disse Ryder, segundo a OIT. “Isso tem prolongado a queda do mercado de trabalho em muitos países, reduzindo a criação de emprego e aumentando a duração do desemprego, mesmo em países que antes tinham baixa taxa de desemprego e mercados de trabalho dinâmicos.”

O relatório concluiu que o desemprego de longo prazo também cresceu, apontando que cerca de um terço dos desempregados da Europa não tem trabalho há mais de um ano, informou a BBC. Cerca de 39 milhões de pessoas ao redor do mundo já desistiram de tentar encontrar um emprego, acrescentou o relatório.

A agência observou que países com estágios, incluindo a Alemanha, Suíça e Áustria, tiveram as menores taxas de desemprego de jovens no mundo.

O pico da taxa de desemprego global foi de 6,21% em 2009, após o colapso econômico global, informou a Associated Press. A taxa de desemprego global no ano passado foi de 5,93%.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário