31 janeiro 2013

SHOW DE UNIDADE TUCANA É ENCENAÇÃO - José Dirceu


O senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidenciável da oposição em 2014 com candidatura já lançada, passou os dois últimos dias em articulações em São Paulo. Jantou anteontem com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, almoçou ontem com o governador Geraldo Alckmin e depois tomou um café com José Serra, duas vezes derrotado em disputa pelo Palácio do Planalto (2002 e 2010). Aécio havia programado essa ofensiva junto ao tucanato paulista assim que voltasse das férias nos Estados Unidos.

Sua intenção é eliminar resistências internas, manifestadas sobretudo por Alckmin e aliados - até publicamente - ao seu projeto de antecipar o lançamento da candidatura presidencial. Já em várias oportunidades, Alckmin veio a público considerar "prematuro" falar em sucessão para o Planalto agora, principalmente lançar uma candidatura. Ele está mal no Estado, muito desgastado nas pesquisas - até setembro tinha em média 40% de aprovação a seu governo e de lá para cá despencou para 27% - e quer tempo para se recuperar.

Tudo o que Alckmin não quer, portanto, é ter o espaço político ocupada por uma candidatura presidencial de Aécio desde já. E no início desta semana, na sede paulista do PSDB, o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP) defendeu que Alckmin também coloque seu nome no páreo da disputa pelo Planalto no ano que vem. O governador paulista foi o candidato do PSDB ao Planalto em 2006, quando foi derrotado pelo presidente Lula.

Tucanos fingem unidade e derrotam uns aos outros

Com tanta armação, o que fica claro, também, é que José Serra e os serristas paulistas não ficarão nem um pouco chateados se Alckmin morder a isca, começar a batalhar para ser candidato a presidente e sobrar para ele (Serra) a candidatura a governador do Estado. De novo.

Aliás, se vocês fizerem um retrospecto, pelo lado tucano só Serra e Alckmin se revezam (ou disputam juntos) as eleições majoritárias em São Paulo desde 2002. Não há renovação no partido, são 10 anos que os eleitores tucanos não têm outra opção para presidente da República, governador e prefeito de São Paulo.

Outro aspecto que fica claro também em toda essa armação? É que esse show de unidade tucana é tudo apenas encenação. Os tucanos estão e continuam divididos e sem direção. É tudo para ocupar espaço no noticiário, não é para valer.

Ou vocês acham que Alckmin, que destruiu o serrismo na máquina do Estado, já esqueceu que Serra o derrotou em 2008 quando ele disputou a prefeitura e não foi nem para o 2º turno porque Serra apoiou a reeleição do prefeito Gilberto Kassab? E acham que Serra e Alckmin perdoam Aécio por tê-los derrotado em 2002, 2006 e 2010 quando disputaram o Planalto e perderam a eleição em Minas?

Extraído do Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário